Uma pergunta simples para o chatgpt gasta água e energia; Veja quanto
O uso de inteligências artificiais, como Chatgpt era bem conhecido pela rápida produção de respostas, pesquisas, arquivos e fotos. No entanto, uma imagem simples criada como uma piada pode ter um alto custo para o meio ambiente, mais alto do que pensa.
Openai, uma empresa que controla o ChatGPT, revelou que um simples Consulta da IA Como conhecer o prognóstico do dia, consome o equivalente a manter uma lâmpada de alta eficiência por alguns minutos. Para fins de comparação, a mesma pesquisa on -line gasta 10 a 100 vezes menos energia.
Quando se trata de criar imagens, esse valor aumenta para até 3 watts (WHH) de eletricidade com apenas um comando. Levando em consideração que os aproximadamente 400 milhões de usuários semanais ChatGPT marcam pelo menos uma consulta por dia, o consumo aumenta para mais de 950.000 kWh ou o equivalente ao uso de um dispositivo por quase 3.000 anos sem interrupção. E fazer vídeos de 6 segundos com a IA podem consumir até 110 WH.
Organize sua vida financeira com ai
Toda essa energia acumula calor nas máquinas que geram respostas, imagens e vídeos e devem esfriar em algum momento, pressionando ainda mais o ambiente.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram que Uma pergunta de 20 a 50 com chatgpt consome meio litro de água potável. Com os 400 milhões de usuários semanais da plataforma, isso significa 200 milhões de litros de água por semana apenas para esfriar máquinas.
O gasto de água e energia não é apenas o sistema aberto de IA, mas com muitas outras inteligências artificiais, como Gemini (Google) e Copilot (Microsoft). Segundo o Google, a empresa usou 6,4 bilhões de galões de água, ou 24 bilhões de litros, para manter sua estrutura até 2023. Por sua vez, a Microsoft relatou um consumo de 12.951 bilhões de litros de água no mesmo ano.
O problema está aumentando no mundo e destaca a urgência que as empresas são transparentes em relação a Impactos do uso do meio ambiente.


